E esse tal do PIX?

O PIX, novo meio de pagamento instantâno do Banco Central, que entra em vigor em 16 de novembro deste ano, vem causando bastante barulho com a promessa de transferências instantâneas para qualquer banco, 24 horas por dia, 7 dias por semana (o que não é nenhuma novidade para quem é Guiabolso).

Mas o que muda para você? O que são as benditas ”Chaves PIX” e porque os seus bancos querem tanto que você cadastre suas chaves com eles?

Preparei um material especial para tirar todas suas dúvidas sobre o PIX. Segue o fio:

O PIX

Meio de pagamento instantâneo

Diferente de quase todo nome no nosso sitema financeiro, PIX não é uma sigla. Foi um nome escolhido para representar a facilidade e agilidade do novo meio de pagamento digital do Banco Central.

O objetivo do PIX, que entra plenamente em vigor em 16 de novembro, é facilitar transações financeiras do usuário com pessoas, empresas e órgãos do governo.

Benefícios

O que eu ganho com o PIX?

A grande promessa do PIX: liberdade para movimentar seu dinheiro na hora que quiser, sem ter mais que se preocupar com taxas de DOC e TED ou com o horário comercial. O dinheiro cairá na conta de destino em até 10 segundos, independentemente do momento ou dia da transação

O PIX vai permitir, também, pagamentos imediatos, online ou em lojas físicas, sem a necessidade de cartões de débito ou dinheiro. A ideia é que os comerciantes disponibilizem um QR Code ou informem suas ”chaves”.

Cabe aos bancos decidirem se cobrarão ou não pelo PIX, mas a expectativa é que as transferências de pessoas físicas sejam gratuitas.

As “chaves”

Transferir sem precisar das informações da conta

O segundo grande benefício do PIX: cadastrar suas informações pessoais, denominadas ”Chaves PIX” pelo Banco Central, às suas contas bancárias.

Com isso, você terá que informar apenas seu E-mail, Telefone, CPF/CNPJ ou uma Chave PIX e o banco conseguirá identificar para qual conta bancária deverá enviar o dinheiro.

Você pode cadastrar todas as suas chaves a uma única conta ou uma para cada conta. A decisão é sua. Você só não poderá cadastrar uma chave para mais de uma conta, ou o sistema não saberá para onde enviar o dinheiro.

“Porque meu banco não para de falar para eu cadastrar minhas chaves com ele?”

Porque quem tiver suas chaves, vai receber o dinheiro que for passado através do PIX para você. Simples assim.

Toda instituição financeira ou fintech com mais de 500 mil contas será obrigada a oferecer o PIX e, num cenário em que as pessoas têm multiplas contas, seus bancos e fintechs querem garantir que você cadastre suas chaves com eles em vez dos concorrentes.

Mas não precisa se preocupar. Considere suas opções com calma e veja em qual conta é melhor cadastrar suas chaves. Você pode cadastrá-las a qualquer momento, mesmo depois da entrada do PIX em operação.

Se mudar de ideia, ainda poderá pedir a portabilidade da sua chave a qualquer momento para cadastrá-la em outra conta.

E o Guiabolso nessa história?

Eu fui o primeiro a lançar transferências gratuitas e a qualquer momento, antecipando o principal benefício do PIX para seus usuários, mas sem utilizar o novo meio de pagamento para isso.

Como não possuo conta, você não precisa cadastrar suas chaves comigo, mas poderá utilizá-las para realizar suas transferências e pagamentos através do meu app.

Ou seja, a chegada do PIX traz ainda mais facilidade e comodidade para que você possa centralizar todas as suas atividades financeiras num único app.

Baixe o app e gerencie todas as suas contas grátis