E esse tal do PIX?
Mas o que muda para você? O que são as benditas ”Chaves PIX” e porque os seus bancos querem tanto que você cadastre suas chaves com eles?
Preparei um material especial para tirar todas suas dúvidas sobre o PIX. Segue o fio:
Mas o que muda para você? O que são as benditas ”Chaves PIX” e porque os seus bancos querem tanto que você cadastre suas chaves com eles?
Preparei um material especial para tirar todas suas dúvidas sobre o PIX. Segue o fio:
Diferente de quase todo nome no nosso sitema financeiro, PIX não é uma sigla. Foi um nome escolhido para representar a facilidade e agilidade do novo meio de pagamento digital do Banco Central.
O objetivo do PIX, que entra plenamente em vigor em 16 de novembro, é facilitar transações financeiras do usuário com pessoas, empresas e órgãos do governo.
A grande promessa do PIX: liberdade para movimentar seu dinheiro na hora que quiser, sem ter mais que se preocupar com taxas de DOC e TED ou com o horário comercial. O dinheiro cairá na conta de destino em até 10 segundos, independentemente do momento ou dia da transação
O PIX vai permitir, também, pagamentos imediatos, online ou em lojas físicas, sem a necessidade de cartões de débito ou dinheiro. A ideia é que os comerciantes disponibilizem um QR Code ou informem suas ”chaves”.
Cabe aos bancos decidirem se cobrarão ou não pelo PIX, mas a expectativa é que as transferências de pessoas físicas sejam gratuitas.
O segundo grande benefício do PIX: cadastrar suas informações pessoais, denominadas ”Chaves PIX” pelo Banco Central, às suas contas bancárias.
Com isso, você terá que informar apenas seu E-mail, Telefone, CPF/CNPJ ou uma Chave PIX e o banco conseguirá identificar para qual conta bancária deverá enviar o dinheiro.
Você pode cadastrar todas as suas chaves a uma única conta ou uma para cada conta. A decisão é sua. Você só não poderá cadastrar uma chave para mais de uma conta, ou o sistema não saberá para onde enviar o dinheiro.
Porque quem tiver suas chaves, vai receber o dinheiro que for passado através do PIX para você. Simples assim.
Toda instituição financeira ou fintech com mais de 500 mil contas será obrigada a oferecer o PIX e, num cenário em que as pessoas têm multiplas contas, seus bancos e fintechs querem garantir que você cadastre suas chaves com eles em vez dos concorrentes.
Mas não precisa se preocupar. Considere suas opções com calma e veja em qual conta é melhor cadastrar suas chaves. Você pode cadastrá-las a qualquer momento, mesmo depois da entrada do PIX em operação.
Se mudar de ideia, ainda poderá pedir a portabilidade da sua chave a qualquer momento para cadastrá-la em outra conta.
Eu fui o primeiro a lançar transferências gratuitas e a qualquer momento, antecipando o principal benefício do PIX para seus usuários, mas sem utilizar o novo meio de pagamento para isso.
Como não possuo conta, você não precisa cadastrar suas chaves comigo, mas poderá utilizá-las para realizar suas transferências e pagamentos através do meu app.
Ou seja, a chegada do PIX traz ainda mais facilidade e comodidade para que você possa centralizar todas as suas atividades financeiras num único app.