Guiabolso Open Banking
Da conexão bancária à geração de valor

O Guiabolso está pronto para atender todas as demandas do Open Banking, além de possuir expertise única na oferta de diversas soluções de alto valor agregado.

Guiabolso é a única solução completa, de ponta-a-ponta, para Open Banking do Brasil

6 milhões

de contas conectadas

8 anos

gerando valor a partir de dados financeiros

R$ 850 milhões

já gerados pela nossa plataforma

Recepção de dados

Contamos com toda a infra-estrutura necessária para recepção, armazenamento e leitura de dados financeiros do usuário, com total adequação à LGPD.

Transmissão de dados

Tudo que você precisa para a geração de valor a partir dos dados financeiros coletados, desde a transmissão de dados brutos, até a geração de módulos e variáveis prontas, com a experiência no tratamento de dados financeiros que só o pioneiro em Open Banking no Brasil pode oferecer.

Segurança e LGPD

Completa adequação aos protocolos de segurança do Banco Central e à LGPD para garantir a coleta e transmissão segura dos dados.

Alto valor agregado

Disponibilizamos serviços que vão do Analytics ao desenvolvimento de Variáveis e Modelagens passando por CRM e Gerenciamento de Campanhas e por um Marketplace completo de produtos financeiros, com ofertas das melhores empresas do mercado.

Conexão de contas

O Guiabolso é o único que conta com 7 anos de experiência ajudando os brasileiros a gerenciarem sua vida financeira do brasileiro e mais de 6 milhões de contas conectadas.

Além disso, contamos com a opção de customização para ter a melhor experiência com o seu usuário e o universo do seu produto.

Com integração plug’n’play qualquer empresa pode usar nossa plataforma e rapidamente ter acesso a todos benefícios do Open Banking.

Entre em contato com nossos especialistas

Perguntas Frequentes

O que é Open Banking?

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a regulamentação que dá a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco. 

Quem precisa do Open Banking?

O Open Banking é útil para pessoas físicas ou jurídicas conseguirem compartilhar o seu histórico financeiro com instituições diferentes daquela com a qual ele possui relacionamento. Dessa maneira, é possível ter acesso a ofertas mais justas e personalizadas, com a descentralização das informações.
Do lado das instituições financeiras, as instituições S1 e S2 serão obrigadas a participarem já nas primeiras fases, é o caso dos grandes bancos do país, mas o objetivo é que o maior número de instituições financeiras sejam adeptas para que haja mais transparência e eficiência na utilização dos dados dos usuários. 

Quais soluções o Guiabolso oferece para o Open Banking?

Somos a única solução completa, de ponta-a-ponta, para Open Banking no Brasil. Já são 8 anos de experiência com a nossa tecnologia proprietária para um sistema financeiro aberto. Assim, hoje podemos oferecer soluções para a recepção e transmissão de dados, tratamento dos dados, modelos de variáveis prontas, analytics, um marketplace completo de produtos financeiros, gerenciamento de campanhas e CRM.

Quais medidas serão tomadas para proteger os dados dos clientes no Open Banking?

Os usuários terão controle dos seus dados, isso quer dizer que é ele quem vai escolher quais dados compartilhar, seja o período das transações, dados dos produtos financeiros que utiliza e também quando parar de compartilhar esses dados. Tudo isso será feito pela chamada gestão do consentimento, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados.

O que é a gestão do consentimento?

Gestão do consentimento é o primeiro passo para os usuários estarem, de fato, no Open Banking. Essa etapa será feita por meio de um novo fluxo, que será obrigatório, nas aplicações mobile de cada banco, onde o usuário vê de forma clara quais dados está compartilhando. O Guiabolso oferece esta solução de forma whitelabel para seus clientes do Open Banking.

Após a gestão do consentimento, os dados dos usuários estão seguros?

Sim, o objetivo do Open Banking é justamente trazer mais transparência para os usuários de forma que os dados sejam usados de forma justa, especializada e segura.

Quais informações podem ser extraídas dos dados compartilhados?

No Open Banking, os dados que vamos poder extrair dependerão do que cada usuário escolher compartilhar com as instituições financeiras. A partir dessa informação, o Guiabolso tem experiência na geração de valor, gerando mais de 5500 variáveis por usuário e diversos modelos a partir das informações. 

Como a instituição de destino irá acessar os dados dos usuários?

A instituição de destino receberá os dados dos usuários após o consentimento do seu compartilhamento. Dessa forma, o Guiabolso terá acesso às informações por meio das API’s do próprio Banco Central. 

Onde os dados dos usuários são armazenados?

Os dados são armazenados preferencialmente em nuvem, apesar de que podemos adaptar a solução conforme necessidade do cliente.

Com que frequência posso consumir os dados e variáveis dos usuários?

Com o Guiabolso Open Banking, o consumo desses dados pode ocorrer periodicamente e diversas vezes ao longo de um dia, por exemplo. Isso porque o objetivo do sistema aberto é fornecer a transparência contínua e consistente dos dados financeiros.

Quais os componentes e a tecnologia utilizados pelo Guiabolso no Open Banking?

Toda a solução foi desenhada para ser executada da forma mais eficiente, são dezenas de fatores e componentes que se complementam, mas, de forma direta, toda a operação fica disponível em nuvem, sendo assim, trabalhamos com a solução de Software as a Service. Alguns componentes podem ser integrados via API ou SDK, por exemplo.

Preciso dedicar um time para fazer a manutenção desse produto?

Adquirindo a solução completa para Open Banking a manutenção é toda feita pelo time do Guiabolso. Mas, é importante ter um time responsável na sua empresa para nos contatar sempre que for preciso.

Qual o diferencial que o Guiabolso entrega sendo pioneiro no Open Banking no Brasil?

Nossa expertise está em saber solucionar e inovar no tratamento de dados e ter conhecimento profundo sobre as diferentes linguagens e nomenclaturas usadas pelos bancos, o que nos torna especialistas no sistema, além, é claro, de todos os produtos que oferecemos que geram resultado e performance há 8 anos.