Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Venda de imóveis

Quem busca na aquisição e venda de imóveis uma forma de investir com segurança deve ficar de olho nas pesquisas que apontam não só a flutuação do mercado – como o aumento em 25,7% de lançamentos, mas a queda da venda de imóveis em 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado -como também as cidades e os bairros, onde o metro quadrado está mais valorizado no período. Para se ter uma ideia, pesquisa divulgada em abril pela empresa de consultoria e intermediação imobiliária Lopes para o Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro mostra que os lugares com maior densidade demográfica apresentam o maior pico de preços.

O Valor Geral de Venda (VGV) dispara em bairros como o Jardim Paulista, em São Paulo – um dos bairros onde o metro quadrado chega a exorbitantes R$ 14.560 e um apartamento de 60 metros quadrados é vendido por quase R$1 milhão.

A pesquisa abrangeu 92 municípios e 19 cidades-satélite, representando 46% do Produto Interno Bruto (PIB) e 86% do VGV. No entanto, foram considerados apenas os lugares que tiveram lançamentos em 2012, deixando de fora lugares tradicionais em preços altos como Ipanema e Copacabana no Rio de Janeiro, estado onde a venda de imóveis novos foi maior em bairros periféricos, portanto com o metro quadrado menos valorizado e preço mais em conta.

Figuraram no topo da pesquisa bairros de São Paulo como a área do Jardins, Chácara Santo Antonio e Vila Mariana, de Belo Horizonte como o Savassi, do Rio como Botafogo, e a região Sudoeste de Brasília.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play