Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Venda de bens

Para quem pensa em investir, tem uma boa quantia e faz questão de liquidez, mas sem a necessidade de ser imediata a aquisição de um imóvel pode ser um dos melhores negócios do mercado. A longo prazo e através dos mais diversos períodos econômicos, a venda de bens já se mostrou como uma excelente forma de investimento, mas os imóveis são apenas um dos tipos: na realidade eles não englobam ainda os móveis (como carros, mobiliário, máquinas de um modo geral e até o próprio dinheiro), tangíveis (que podem ser tocados) e intangíveis (os que não são uma realidade física e, portanto, não podem ser tocados, como pontos comerciais, fórmulas de produção ou nomes comerciais, por exemplo).

A venda de bens imóveis, apesar de ainda se configurar como um bom negócio, mostra que a valorização do metro quadrado no primeiro trimestre deste ano foi a menor desde 2010, desde a criação do índice FipeZap Composto que acompanha os preços em sete cidades brasileiras: enquanto em 2011 ele foi de 6,4 e de 4,0% em 2012, este ano ele chegou a apenas 2,7%. O resultado é a confirmação da tendência de desaceleração dos preços dos imóveis. No FipeZap Ampliado, que analisa ainda outras nove cidades, ele ficou em 2,8%.

Por outro lado, a venda de bens não-duráveis, por exemplo, em 2012 cresceu apenas 0,4%, significando uma desaceleração do consumo e uma maior diversificação nos gastos como fruto da diminuição do desemprego e o aumento da renda.

Os resultados apareceram na pesquisa Tendências divulgada em janeiro e realizada pela Nielsen, quando foram contabilizados os 12 meses compreendidos entre outubro de 2011 e outubro de 2012 em relação aos 12 meses anteriores. Neste caso especificamente ela leva em conta uma cesta formada por itens de bebidas, higiene, beleza e alimentação.

Essa desaceleração provoca um efeito em cascata que leva os fabricantes a compensarem na adição de valor, ou seja, no aumento do preço final ao consumidor.

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