Transferência de dinheiro

 

Uma transferência de dinheiro, como o nome já diz, consiste no envio de valores monetários de uma origem para um destino, envolvendo sempre uma instituição financeira. É um procedimento muito comum e vem sendo oferecida em muitas modalidades. O caso mais comum é a transferência de uma conta corrente para outra, onde não se vê dinheiro vivo, mas o valor chega com segurança ao destino e pode então ser sacado. Outro tipo de transferência de dinheiro é a internacional, onde pessoas físicas levam o dinheiro vivo à agência da instituição financeira (como a Western Union, por exemplo), e o recebedor retira, com seu documento de identidade, o valor em dinheiro vivo do outro lado do mundo.

Assim como todos os procedimentos envolvendo comunicação, a transferência de dinheiro ganhou uma nova dimensão com o advento da internet. Hoje em dia, quem tem acesso ao internet banking, ou seja, quem usa o banco diretamente de casa através da rede virtual, pode enviar quantias para qualquer lugar do mundo com toda a facilidade e conforto.

Para realizar uma transferência de dinheiro é preciso ter em mãos certas informações, e elas variam de acordo com a modalidade da transferência. No caso de uma transação entre bancos nacionais, quem vai receber o dinheiro deve informar a quem está enviando os números de sua conta corrente e da agência do banco. Para transações internacionais, existem os números de IBAN e BIC, além do endereço do banco destinado. Quem envia dinheiro pela Western Union deve fornecer nome completo e endereço da pessoa beneficiada. Por sua vez, ela só poderá retirar o valor apresentando um documento de identidade com foto.