Glossário

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T V

Transferência de dinheiro

O que é transferência de dinheiro?

Uma transferência de dinheiro, como o nome já diz, consiste no envio de valores monetários de uma origem para um destino, envolvendo sempre uma instituição financeira.

O caso mais comum é a transferência de uma conta corrente para outra, onde não se vê dinheiro vivo, mas o valor chega com segurança ao destino e pode então ser sacado.

Outro tipo de transferência de dinheiro é a internacional, onde pessoas físicas levam o valor “vivo” à agência da instituição financeira (como a Western Union, por exemplo), e o recebedor retira o dinheiro do outro lado do mundo.

 

Transferências nacionais x internacionais

Assim como todos os procedimentos envolvendo comunicação, a transferência de dinheiro ganhou uma nova dimensão com o advento da internet. Hoje em dia, quem tem acesso ao internet banking, ou seja, quem usa o banco diretamente de casa através da rede virtual, pode enviar quantias para qualquer lugar do mundo com toda a facilidade e conforto.

Para realizar uma transferência de dinheiro é preciso ter em mãos certas informações, e elas
variam de acordo com a modalidade da transferência:

  • Transação entre bancos nacionais: dados pessoais de quem receberá o valor, como nome completo e CPF/CNPJ, além dos números da conta corrente e agência do banco.
  • Transações internacionais: números de IBAN e BIC, além do endereço do banco destinado. Quem envia dinheiro pela Western Union deve fornecer nome completo e endereço da pessoa beneficiada. Por sua vez, ela só poderá retirar o valor apresentando um documento de identidade com foto.

 

Qual é a diferença entre TED e DOC?

TED e DOC são modalidades de transferência entre bancos diferentes que costumam gerar dúvidas, pois ambas são disponibilizadas em caixas eletrônicos e contas digitais. Entenda as diferenças e quando usar cada opção:

O que é TED?

TED (Transferência Eletrônica Disponível) é a melhor opção para quem possui urgência na transação, pois o valor é disponibilizado de forma imediata. Essa modalidade permite que qualquer quantia seja enviada.

O que é DOC?

O DOC (Documento de Ordem de Crédito) é feito por meio de compensação bancária e, por isso, é disponibilizado apenas no próximo dia útil à solicitação da operação. Além disso, só permite envio de valores inferiores a R$ 5.000.

 

Dica Guiabolso

O aplicativo do Guiabolso permite fazer transferência nos principais bancos nacionais em poucos minutos, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados de forma totalmente gratuita.

 

Você também pode se interessar por:

DOC e TED: qual é a melhor opção de transferência bancária?

Empréstimo de dinheiro online: 5 passos