Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Transferência Automática de Salário

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar em portabilidade – aquela palavrinha que significa que você pode levar seu plano de saúde, conta telefônica ou de seguro para a empresa que oferecer as melhores vantagens em serviços e taxas de administração. O que você talvez não saiba é que a portabilidade também se aplica ao seu rendimento mensal, ou seja, você pode escolher entre os bancos, aquele que você já é cliente ou que tem o perfil desejado, e pedir a Transferência Automática de Salário.

O direito à Transferência Automática de Salário começou a valer em 1º de janeiro de 2012 e significa que o trabalhador, seja ele de empresa pública ou privada, pode pedir que seus vencimentos sejam depositados na instituição à sua escolha. As regras são regidas pelas Resoluções 3402 e 3424 do Conselho Monetário Nacional. Também chamado de Salário Livre, desde 2009 a regra já era aplicada aos funcionários de empresas privadas.

Para usufruir do benefício é preciso que o funcionário assine e entregue um Termo de Transferência Automática de Salário diretamente na instituição pagadora – ou seja, onde o seu empregado faz o depósito atualmente – apenas uma única vez.

Mas atenção, você deve ter ou abrir conta no local escolhido. Deve também protocolar a entrega do termo para que não haja equívocos e, a partir do mês seguinte ou do próximo salário ele já deverá ser depositado, mensalmente, no lugar que você escolheu. O ideal é que esse processo seja feito com uma antecedência mínima de cinco dias antes da data do pagamento, a qual, inclusive, será mantida normalmente.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play