Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Título de capitalização

 

Um título de capitalização é um investimento em sorteios. Para quem gosta de apostar e confia na sorte, o título de capitalização pode ser uma boa opção. Porém, muita gente confunde título de capitalização com aplicação financeira, o que não é verdade, pois quem não é sorteado recebe simplesmente o dinheiro de volta, com um acréscimo mínimo.

Quer saber como funciona o título de capitalização? Os títulos de capitalização são encaixados na modalidade de seguros, onde se pressupõe a acumulação de dinheiro, mensalmente ou através de pagamento único. Durante todo o período de investimento são realizados sorteios de prémios, o que compensa o baixo rendimento. No frigir dos ovos, o título de capitalização é uma aplicação intermediária entre poupança e loteria, pois os rendimentos mensais são baseados na taxa referencial, sendo assim equivalente à caderneta de poupança.

Segundo a Wikipedia, os títulos de capitalização são altamente lucrativos para a instituição financeira, porém bem menos vantajosos para os consumidores, pois as chances de ser sorteado nestes produtos são menores que na loterial federal.

Antes de fechar um título de capitalização leia bem o contrato, conferindo principalmente os valores de taxas e impostos, que são os descontos que seu dinheiro irá sofrer. Calcule bem quanto seu dinheiro irá render se você não for sorteado nenhuma vez e retire deste valor as taxas e impostos: se o resultado representar uma vantagem (e você se considerar uma pessoa de sorte, que costuma ser o felizardo em qualquer sorteio que participa) esta pode ser uma opção para você.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play