Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Tipos de contas

Cada pessoa tem um modo de viver e um perfil econômico – e que também varia durante as fases da vida. Por isso os tipos de contas também devem ser diferentes, para poderem atender às necessidades das mais diversas parcelas da população e abrigar as economias do momento de cada um, da melhor forma possível. Assim, os bancos oferecem vários tipos de contas que vão da corrente normal às especiais, passando pelas que guardam ainda algum tipo de investimento. Veja aqui mais sobre elas, observe aquela que mais atende às suas necessidades e, na hora de escolher, leve em consideração a sua atividade, as melhores taxas e as que têm também os melhores pacotes e extratos simplificados.

A conta corrente de pessoa física, por exemplo, é uma das mais simples, nela você guarda o seu dinheiro e pode retirá-lo nas agências próprias, em caixas eletrônicos e usar cartão de débito ou cheques. É através dela também que você pode realizar pagamentos, fazer e receber depósitos e transferências e fazer investimentos, como colocar valores em uma conta poupança ou aplicar em fundos e ações. Basicamente, é muito parecida com a conta corrente pessoa jurídica – mas, nesse caso, é necessário ser uma empresa ou empreendedor e ter CNPJ.

As contas especiais dão o direito a um crédito no cheque especial ou como crédito especial contratado mensalmente e deitado na conta corrente em uma data específica de vencimento, parcelado ou à vista, acrescido de juros mensais e multa em caso de atraso. Várias instituições oferecem ainda as chamadas contas teen e estudantis, feitas para adolescentes com aceso restrito a alguns serviços e outros que só podem ser movimentados ou desbloqueados pelo responsável – ou estudantes universitários com tarifas mais em conta.

As contas de investimento são aquelas em que o dinheiro rende e, a princípio, para que este rendimento seja eficaz, não deve ter movimentação constante – são os casos de fundos de investimento, ações etc. No entanto, em todos os tipos de contas devem ser contratados pacotes de serviços, que devem ser escolhidos de acordo com as taxas de administração e os produtos oferecidos, e cujo preço varia também de uma para outra instituição.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play