Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Tarifas bancárias

 

Na hora de abrir conta em banco, é preciso pesquisar bem as condições oferecidas por cada um deles antes de escolher. Afinal, as tarifas bancárias variam muito de um banco para outro, bem como os serviços oferecidos por este preço. De qualquer forma, é muito importante saber bem qual o valor que se está pagando pela manutenção da conta, por saques em caixas eletrônicos ou as taxas do cheque especial.

Na verdade, as tarifas bancárias estão regulamentadas desde 2008, quando entraram em vigor as novas regras editadas pelo Conselho Monetário Nacional. Nela foram determinados os chamados serviços essenciais, isentos de tarifas bancárias, como é o caso dos saques (quatro por mês no guichê do banco), fornecimento de extratos (2 por mês), talões de cheque (10 folhas por mês), cartão de débito e serviços eletrônicos. No caso dos serviços onde a cobrança de tarifas foi liberada, todos os bancos são obrigados a divulgar tabelas contendo os valores das tarifas bancárias por serviços e produtos. Além disto, a resolução obriga os bancos a comunicar o aumento destes valores com pelo menos um mês de antecedência.

Em contrapartida, no caso da aplicação das tarifas bancárias não existe uma tabela oficial com os valores por serviços e produtos liberados para cobrança. Ou seja, vale a pena pesquisar bem entre os bancos antes de abrir conta corrente, pois pode haver uma grande diferença.

Em todos os casos, se você achar que as tarifas bancárias cobradas pelo seu banco são abusivas, pode recorrer a um órgão de Defesa do Consumidor e fazer uma reclamação.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play