Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Tábua atuarial

Também conhecida como tábua de vida ou de mortalidade, a tábua atuarial é o conjunto de fatores utilizados pelo governo, no caso da previdência social, planos de previdência privada ou de planos de vida, para calcular a expectativa de vida de um grupo específico ou da população de determinado lugar – influenciando com isso, diretamente, na taxa de juros que regerá o benefício.

Desta forma, a tábua atuarial é uma tabela, onde a idade média daquele grupo é somada a fatores sociais como profissão, saneamento básico, fundos de pensão, registros civis e à análise demográfica de uma forma geral obtida através dos censos programados para traçar políticas públicas e, no caso da iniciativa privada, as taxas que incidirão sobre o plano de aposentadoria particular ou de seguro de vida, por exemplo.

No caso dos seguros de vida individuais, em grupo ou de acidentes pessoais, por exemplo, a escolha do modelo correto de tábua atuarial influencia na taxa de retorno e no tipo de produto ofertado à população, por isso quanto mais o instrumento refletir com precisão as necessidades da sociedade melhores deverão ser os serviços prestados pela empresa.

Assim, os dados devem ser colhidos diretamente de fontes oficiais, e estes, por sua vez, precisam estar atualizados para refletirem com precisão a realidade e as necessidades daquele grupo específico.

A meta atuarial, por sua vez, é justamente o quanto as aplicações de determinado plano de previdência ou de seguro precisa render para garantir a cobertura a que se propõe.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play