Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Tabelas de gráficos financeiros

Existem cada vez mais ferramentas on-line gratuitas para fazer um controle financeiro detalhado. Você conhece o sistema de gráficos financeiros? Quem está familiarizado com tabelas e planilhas já conhece esta ajuda essencial na hora de fazer o levantamento dos dados. Nelas, cada coluna representa um item da vida financeira pessoal ou empresarial, sendo que o último valor representa a soma de todos os anteriores.

Pois bem, as tabelas de gráficos financeiros nada mais são do que o próximo passo. Digamos que o controle orçamentário vem sendo feito há alguns meses. Com o auxílio de um gráfico, é possível observar a evolução de gastos ou rendas de cada coluna ao longo do tempo ou comparar gastos entre fixos e flutuantes. Como funciona? Um exemplo é o formato em colunas: uma para cada mês. Ao invés de números, o usuário confronta-se com diferenças de tamanhos, que representam, por sua vez, o “tamanho” dos números. Assim, se no Natal você gasta mais com presentes, a coluna respectiva ao mês de dezembro será a maior do ano.

O princípio dos gráficos financeiros substitui um processo que nosso cérebro teria de fazer de qualquer forma, se fôssemos comparar nossos gastos apenas a partir dos algarismos. Com colunas ao invés de números, este processo é facilitado: a vantagem é que a representação gráfica possibilita uma comparação muito mais rápida, pois simplifica a informação e torna-a mais evidente.

Para quem está interessado em usar tabelas de gráficos financeiros, a dica é baixar uma delas e começar a inserir dados. Os gráficos aparecem assim que alguma informação estiver à disposição. Desta forma, sua vida financeira pessoal pode ser controlada de maneira rápida e comparativa e você pode traçar planos para investimentos futuros ou estabelecer metas para redução de gastos.

Consulte a internet e encontre a tabela de gráficos financeiros certa para o seu sistema operacional.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play