Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Tabela de gastos mensais

Uma vida sem controle é uma vida cheia de surpresas: nem sempre boas. Se você quer tomar as rédeas de sua situação financeira, é importante que esteja ciente dos seus gastos mensais. Uma grande aliada nesta tarefa é a tabela Excel ou de outro programa semelhante, que ajuda o usuário a colocar em ordem todos os dados como renda, pagamentos, prestações, etc. Uma vez listados e inseridos nas tabelas, os dados podem ser facilmente somados, diminuídos ou acrescidos de taxas de juros, pois todos os cálculos já vêm automatizados nesta ferramenta chamada tabela ou planilha de gastos mensais, dispensando o uso de calculadora e tornando visível a evolução de suas finanças num certo período.

Procurando on-line, você encontra diversas versões de tabelas, cada uma focando um determinado setor, entre pessoal e jurídico, além de faixas etárias ou estilos de vida. Na maioria dos casos, os autores são experts em finanças, pessoas que entendem do assunto e disponibilizam seu trabalho. Essa atitude visa a divulgar a educação financeira, uma disciplina que infelizmente nem sempre é ensinada nas escolas e que traz vantagens para a vida toda.

As funções mais importantes do programa Excel podem ser aprendidas on-line. Além dos manuais, existem vídeos onde o instrutor mostra sua tela de computador enquanto usa o programa – uma maneira infalível de aprender. Depois, é só usar seus conhecimentos editando as tabelas baixadas de acordo com suas necessidades.

Entre as vantagens de usar uma tabela está a visibilidade clara sobre os gastos mensais. Para onde está indo o dinheiro? A partir da resposta pode-se traçar um plano. Quem precisa economizar vai saber onde cortar despesas. Quem quer poupar pode decidir quais gastos menos essenciais podem ser eliminados.

Se você está em busca de uma ferramenta para organizar sua vida financeira, não hesite e comece já a listar seus gastos mensais.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play