Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é um complexo sistema de dados organizado e mantido por instituições públicas, como o Banco Central e corporações privadas ligadas às Associações Comerciais dos Estados cujo objetivo é o de prestar informações sobre adimplência e inadimplência aos lojistas, bancos nacionais e instituições fornecedoras de crédito em geral.

O que o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) faz é transmitir informações sobre o histórico de débitos não pagos de diversos cidadãos para auxiliar lojistas e instituições financeiras na tomada de decisão de conceder ou não crédito ao cliente. O SPC Brasil, por exemplo, é um grande sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs). O sistema se tornou o maior e mais completo banco de dados da América Latina em informações creditícias sobre pessoas físicas e jurídicas. Os dados são transmitidos simultaneamente a mais de 2.200 entidades em todo os pontos do território nacional.

Embora muitas pessoas não vejam com bons olhos a existência desse tipo de serviço, vale lembrar que seu funcionamento é indispensável para a continuidade da concessão de crédito no Brasil. Crédito é a idoneidade financeira da pessoa física ou jurídica – uma condição que só pode ser comprovada por meio da consulta dos dados das transações financeiras em bancos com informações pregressas do cidadão. Somente quem possui “crédito na praça” pode fazer financiamentos. O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) quer proteger justamente o bom pagador – aquele que não possui débitos em bancos nacionais, lojas e empresas, ou seja, os cidadãos que manipulam com sensatez suas finanças pessoais.

Para quem não sabe, vale lembrar que tanto o SPC quanto o Serasa são serviços de cadastros de devedores. A diferença é que o Serasa é mantido por instituições financeiras e o SPC por associações comerciais e prestadoras de serviço em geral. Entretanto, o registro dos inadimplentes geralmente está presente nas duas listas.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play