Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Software de finanças e investimentos

Organizar finanças e investimentos não é o forte do brasileiro. Acostumado às facilidades aparentes da compra instantânea e do pagamento futuro, a falta de cultura da poupança no país resulta em endividamento e descontrole financeiro. Uma pesquisa da CNI/Ibope avaliou que apenas 30% dos brasileiros têm dinheiro aplicado. No Japão, por exemplo, esse porcentual sobe para quase 70%.

Para salvar as finanças e investimentos de quem não sabe se programar, alguns economistas especializados em finanças pessoais desenvolveram diversos tipos de software destinados ao controle do orçamento doméstico. Assim, se você não consegue estruturar uma planilha financeira no Excel, um aplicativo de controle financeiro on-line pode fazer esse papel!

Há plataformas interativas que permitem a inserção de dados e o cálculo automático de receitas e despesas. Confira também gráficos, relatórios gerenciais e muitas outras informações tiradas de seus próprios gastos mensais.

Quem gasta sem controle, não entende porquê o dinheiro desaparece em tão pouco tempo, nem sabe o que está fazendo os recursos sumirem, o que dificulta o enxugamento de despesas desnecessárias. Se você não sabe o que faz com seu salário, como distinguir entre o que é essencial e o que não é?

Aqui no Guia Bolso você tira suas dúvidas sobre finanças. Aprenda a enxergar mais claramente seus investimentos e, assim, tomar as melhores decisões!

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play