Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Sites de controle de finanças pessoais

Buscando uma maneira de enxugar o orçamento? Não sabe por onde começar? Existem muitos caminhos para aprender a lidar com o dinheiro: muitos deles você encontra nos novos sites de controle de finanças pessoais.

Considerados como os novos concorrentes dos livros de caixa e planilhas Excel, os sites de controle de finanças pessoais começaram a ganhar fama há aproximadamente dois anos. Na prática, eles funcionam da mesma forma como a planilha ou os livros de caixa: o usuário registra os valores de entrada e saída e o site faz as adições e subtrações necessárias. Também é possível importar dados bancários e criar metas e receitas. Se for usado com regularidade, o site oferece também relatórios de evolução de gastos para o controle de finanças a longo prazo.

Para quem precisa de uma ajuda na hora de pagar as contas, alguns sites enviam lembretes por e-mail nas datas de vencimento. Outra característica bem útil é o aviso de limite: você estipula quanto quer gastar com refeições em restaurantes, por exemplo, e o sistema manda um e-mail quando este valor for alcançado. Outras funções bem úteis são os relatórios de gastos ou sistemas de ajuda com vídeos explicativos.

Entre as opções on-line de sites de controle de finanças pessoais estão modalidades gratuitas ou pagas, em valores a partir de R$ 10,00 mensais. A maioria já vem com versão para smartphone, mas em alguns casos os lançamentos podem ser feitos também através de redes sociais como o Facebook.

O conceito dos sites de controle de finanças pessoais vem dos Estados Unidos. Lá, o mais conhecido é o Mint. Ele opera em sistema integrado com os bancos, o que possibilita a importação automáticas de dados do extrato bancário para a aplicação on-line. No Brasil, você encontra a melhor consultoria grátis aqui no Guia Bolso. Confira!

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play