Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Saque

Há algum tempo a palavra saque era sinônimo apenas de roubo, pilhagem indiscriminada, ato de bandidagem. Bem, e talvez venha daí mesmo a definição moderna para a palavra, que significa, no final das contas, fazer uma retirada, normalmente de dinheiro, dos bancos. Claro que o outro sentido ainda é utilizado quando se fala que “bandidos saquearam uma determinada agência”, por exemplo, mas também, na maior parte das vezes, é dizer que você retirou determinada quantia da sua conta corrente ou da conta poupança.

Quem gosta de esportes vai lembrar logo do vôlei e do saque, que muitas vezes termina em ponto muito comemorado e que abre logo uma bela vantagem, mas no sentido econômico ele se refere ao que sai da sua conta e que é expresso em seu extrato bancário como uma retirada total ou parcial do saldo que você tem disponível na sua conta corrente.

Ele pode ser feito nos caixas eletrônicos ou na boca do caixa, mas há também estabelecimentos comerciais que optam por prestar esse serviço para o cliente, como alguns postos de gasolina e restaurantes, como se fosse uma transação de compra – só que aí o valor é entregue e não há mercadoria.

Alguns bancos providenciaram um tipo que dispensa o uso do cartão, providenciando a transação através de SMS que envia determinado código para ser digitado no caixa eletrônico, o que permite que a quantia desejada seja retirada sem o uso de cartões, mas, de qualquer forma, é necessário informar a sua senha pessoal.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play