Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Serasa

O Serasa é um serviço de proteção ao crédito criado com o objetivo de minimizar os riscos inerentes à concessão de valores a pessoas físicas ou jurídicas. Além das garantias impostas em contrato e a possibilidade de receber os valores concedidos em via judicial, as instituições financeiras concedem empréstimos apenas a cidadãos ou empresas com nomes “limpos”, ou seja, que não possuam inadimplência no mercado. A consulta ao Serasa é feita como uma garantia extra de que o banco, loja ou empresa concessora reaverá os valores emprestados conforme consta em contrato.

A consulta ao Serasa é feita gratuitamente pelo cidadão, embora todo o trâmite seja ligeiramente burocrático. No caso de pessoas que queiram saber sua situação, essa informação pode ser obtida através de um procurador nomeado através de uma declaração com firma reconhecida, a qual deve ser entregue pessoalmente (em um dos postos da Serasa Experian) ou via correio.

Entretanto, toda essa morosidade não ocorre com relação às empresas, lojas, bancos ou instituições financeiras que precisam checar os dados de algum cliente. A consulta ao Serasa, neste caso, é feita de maneira rápida e por meio de acesso ao site (desde que o interessado tenha em mãos login e senha para acesso ao conteúdo exclusivo do banco de dados). Esse serviço é pago, mas extremamente útil às empresas que trabalham com concessão de empréstimos, vendas a prazo ou crediário.

Uma vez que um indivíduo esteja com restrição de crédito no mercado, será somente após a quitação das dívidas que poderá contrair novos empréstimos, o que reforça a necessidade de manter sempre as finanças pessoais em harmonia. A consulta ao Serasa é uma medida importante para toda sociedade, já que aumenta a confiabilidade dos serviços de crédito e, por outro lado, estimula a compra consciente por parte dos cidadãos.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play