Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

2ª via de boleto

Com a era digital indo de vento em popa, muitas facilidades para pagar boletos entraram em nossa vida: caixas eletrônicos e internet substituíram as eternas filas de banco. Até mesmo para conseguir a 2ª via de boleto existem maneiras muito simples. Praticamente todos os sites onde se pode utilizar o código de barras para o pagamento de contas oferecem uma opção de como você pode conseguir a 2ª via de boleto.

Ou seja, se aconteceu do boleto ser extraviado, não se desespere: acesse o site da loja, da empresa do plano de saúde, do sistema de impostos ou mesmo do banco onde eles foram emitidos e procure pela opção “2a via de boleto”. Lá, você vai encontrar um campo no qual deve inserir o CPF/CNPJ da pessoa física ou jurídica devedora. Algumas empresas trabalham também com ID de cliente: se estiver cadastrado no sistema, esta é mais uma referência utilizada para a emissão da 2a via de boleto.

Se todas as informações estiverem corretas, a 2a via de boleto vai ser emitida em alguns instantes e você já pode efetuar o pagamento. No caso de pessoas com algum tipo de deficiência, as empresas oferecem diferentes alternativas que vão de chat para deficientes auditivos até contas em Braille para deficientes visuais.

Se você perdeu algum boleto de pagamento, consulte o site que efetuou a compra ou onde contratou o serviço e leia com atenção as instruções. Em poucos minutos, você terá sua 2a via de boleto em mãos, sem mais burocracias. Fácil, não?

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play