Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Renegociação de dívida fiscal

Se seu orçamento não anda lá aquelas coisas, antes de se desesperar é bom pensar nas alternativas existentes. A renegociação de certas dívidas pode ajudar a dar um fim nesta situação. Como é o caso da dívida fiscal, ou seja, o imposto atrasado, seja de renda, IPTU, etc.

Como na renegociação de todas as dívidas, o primeiro passo é ajustar as finanças e seu controle sobre elas. Saiba quanto você ganha e quanto precisa para viver, utilizando uma planilha, por exemplo. Esta é uma etapa muito importante, pois na hora de conversar com o funcionário e renegociar sua dívida fiscal, você precisa saber quanto pode oferecer mensalmente em parcelas. Cuidado para não deixar os novos pagamentos mensais da dívida passarem dos 15% da sua renda. E tome cuidado com os juros negociados para a quitação extendida.

Depois de acertada a renegociação, é preciso ficar de olho no desempenho de suas finanças, pois este acordo é feito sob uma promessa de cumprimento das obrigações. Seu nome sairá da lista de Proteção ao Crédito com a condição de que as parcelas sejam pagas em dia. Caso você volte a achar que não conseguirá pagar, pode tentar uma nova renegociação. É melhor fazer isto antes de começar a atrasar os pagamentos.

Muita gente deixa de pagar outros impostos, pois esquece o carnê ou por outro motivo qualquer. Se a dívida fiscal for com a prefeitura, no caso do IPTU, muitas vezes ela prescreve automaticamente após 5 anos, mas somente se o devedor não for citado.

Renegociando sua dívida fiscal, você pode ajustar seu orçamento de maneira controlada, aos poucos. Com a ajuda de um sistema para administrar melhor suas finanças e ciente das mensalidades, você pode traçar um plano de redução de gastos até a completa quitação de suas dívidas. Vale a pena tentar!

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play