Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Renda Variável

 

No campo da economia existem tantas e tantas possibilidades de aprendizado e aplicação que muitas pessoas, especialmente as mais leigas, acabam não sabendo o que fazer com seu dinheiro quando o assunto-chave é investimentos. Uma das possibilidades que o mercado dispõe é a renda variável. Vamos saber um pouco mais sobre ela?

A renda variável recebe esse nome porque se trata de um investimento em que não é possível saber, ao certo, a taxa de remuneração, bem como o prazo de resgate do valor investido + ganhos.

Essa metodologia, como deve ter percebido, é realidade para poucos, porque não é todo mundo que almeja investir em títulos sendo que não sabem quanto terão de retorno e quando. Investidores mais toleráveis aos riscos da aplicação são os mais indicados para apostar suas fichas na renda variável.

É importante entender que esse investimento não é apenas um empréstimo a uma empresa. Você acaba adquirindo uma parte dela (configurando-se como sócio). Seus ganhos dependerão dos resultados que a companhia apresentar.

Como saber quais serão os ganhos? Bem, para conseguir retorno do investimento você terá de aguardar o término do exercício social (algo como fechamento), que pode ocorrer a cada três ou seis meses e até em um ano. O lucro gerado pela empresa, assim, acaba sendo dividido entre os acionistas, que não ganham a mesma coisa; quanto mais ações investem, mais lucros.

Enfim, é importante ter acesso a toda discriminação do investimento, porque ninguém gasta sem saber com o que está gastando, correto?

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play