Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Regularizando dívidas

Os boletos continuam chegando, você não paga há alguns meses, a dívida vai aumentando. O que fazer para interromper este pesadelo? Saber administrar seu dinheiro pode trazer muitos benefícios, principalmente, quando os problemas financeiros estão batendo à porta. Você já se perguntou quanto somam seus gastos fixos como aluguel, telefone, luz, água e internet? Já ouviu falar das planilhas de controle financeiro? Estas tabelas programadas ajudam a administrar a movimentação do dinheiro, que é um processo dinâmico e, à primeira vista, difícil de observar com exatidão.

Com a ajuda desta ferramenta, verifique em que pé estão suas dívidas, qual o valor total, quem são os credores. Estabeleça prioridades: tudo o que é essencial está em primeiro lugar na lista. Experts em finanças aconselham a começar a regularização das dívidas poupando naquilo que não faz tanta falta.

Agora basta resolver o que fazer com o montante das dívidas. Para quem acha que não há outra saída, aqui vai a dica: a renegociação de dívidas é um caminho possível e comum. Você só precisa negociar com o credor uma nova maneira de administrar o pagamento. Existem muitas modalidades para esta negociação. Uma delas é estendendo o prazo de quitação, aumentando o número e reduzindo o valor das parcelas. Se você fez o controle financeiro, vai saber quanto tem à disposição para pagar todos os meses e pode comunicar este valor ao gerente do banco. As instituições financeiras costumam oferecer facilidades no pagamento das dívidas de quem se apresenta pessoalmente e esclarece a situação.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play