Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Redução de gastos no setor financeiro

Dívidas e finanças sempre apertadas são situações bem comuns na vida de muita gente. A pergunta que paira no ar é: como sair delas? A primeira resposta seria: reduzindo gastos. Parece fácil e imediato, mas redução de gastos é um processo e implica em algumas etapas. Afinal, quem consegue mudar de vida de um dia para o outro, economizando naquilo que pode ser até essencial? Seja no setor financeiro empresarial quanto pessoal, a redução de gastos começa com o controle financeiro.

Uma planilha do Excel ou um programa de controle financeiro podem ser uma mão na roda. Eles ajudam a dar aos poupadores uma visão geral sobre a relação renda x gastos. Marcando um dia na semana ou no mês para atualizar a planilha, você mantém uma regularidade neste controle, que pode trazer surpresas, muitas delas, até positivas.

Uma vez consciente de suas finanças, o próximo passo para a redução de gastos é o planejamento de investimentos e aplicações. Ao invés de comprar e pagar apenas o valor mínimo do cartão de crédito, planeje a compra daquele eletrodoméstico mais caro ou da passagem para o exterior e economize. Usando uma planilha você controla seus impulsos. O recurso fornece, a qualquer momento, o valor restante da sua renda. Gastar, só se estiver sobrando.

Não importa o porte. Uma empresa só pode funcionar de maneira eficiente com o controle centralizado de gastos. Os setores individuais podem até mesmo fazer um controle secundário, mas a fim de possibilitar um planejamento global, é preciso que se saiba com regularidade quanto entra e quanto sai do caixa em volume monetário. Somente sabendo quais setores gastam demais e quais de menos é que se torna possível um planejamento com a finalidade da redução de gastos, com metas para o futuro próximo e também distante.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play