Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Razão social

 

O mundo corporativo tem as suas particularidades. Você saberia dizer, por exemplo, o que significa a expressão Razão Social? Trata-se da identificação e assinatura que indicam uma companhia como sendo comercial, independente se tem caráter de sociedade anônima ou sociedade limitada.

Portanto, a Razão Social é a propriedade legal (oficializada) que consta no documento ou até na escritura que situa a pessoa jurídica no mercado de consumo. Em outras palavras, diz respeito à nomenclatura pela qual a empresa é representada.

Essa expressão aparece nos termos legais e nos documentos formais da companhia, sejam eles jurídicos ou administrativos. Quando um funcionário é registrado, em sua carteira de trabalho consta a Razão Social da empresa. Caso ele precise dar entrada em algum processo junto à Previdência Social ou qualquer outro órgão público, deve levar consigo as informações comprobatórias e legais da figura jurídica.

Agora, imagine que você tenha em mãos o documento de sua empresa, mas por algum motivo consiga perceber que a nomenclatura em um determinado ofício seja diferente de como ela é realmente registrada. Isso pode? Sim. Uma empresa que tem razão Comércio de Frutas Pereira & Silva S/A poderia vir a se chamar, por exemplo, “Quitanda do Silva”. Esses termos destacados entre aspas são conhecidos como nome fantasia. Trata-se de uma terminologia empregada apenas para que a empresa seja comercialmente vendável e reconhecida.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play