Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Programa de controle financeiro pessoal

Como fazer para conter gastos e evitar dívidas? Você que está sentindo o nó da gravata apertar pode contar com diversas formas de controle financeiro pessoal, basta querer. Uma das primeiras vantagens é a consciência do que se tem, pois principalmente para quem tem renda de muitas fontes, como os autônomos, fica mais difícil saber exatamente quanto se ganha.

O controle financeiro pessoal passa pela revisão dos gastos. É preciso colocar tudo no papel ou na planilha, que você pode baixar de graça na internet. Comece com o positivo, ou seja, a renda, os rendimentos da conta-poupança ou de suas aplicações. O próximo passo é o negativo e inclui os pagamentos fixos mensais como aluguel, conta de luz, telefone, transporte e alimentação, ou seja, sua estrutura básica. O próximo setor é o dos gastos flutuantes, feitos com menos regularidade, como saídas à noite, cabelereiro, viagens, compras de aparelhos eletrônicos, etc.

Todos estes itens estão presentes nas planilhas de controle financeiro pessoal: elas podem ser editadas e adaptadas aos seus gastos. Assim, você sabe exatamente aonde foi o seu dinheiro. Se precisa economizar, basta começar eliminando aquilo que não é essencial. Aos poucos, seu orçamento vai ficando mais enxuto, até você ter uma folga e poder respirar. Para quem tem sonhos de consumo, o programa é ideal por permitir o planejamento de gastos futuros.

Controlar suas finanças exige um tanto de disciplina e um outro tanto de criatividade: muitas vezes, produtos comprados podem ser substituídos por objetos que podemos fazer em casa. Se mesmo com o controle seu orçamento continuar apertado, você pode procurar soluções concretas para angariar mais dinheiro. Vender produtos feitos à mão, como comida ou bijuterias, pode ser uma opção.

O melhor mesmo é não deixar as dívidas aparecerem. Com um controle financeiro pessoal regular elas ficarão fora da sua vida.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play