Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Procon

 

Para adquirir um produto ou serviço o consumidor deve pesquisar bastante a fim de ter a certeza que está pagando o melhor preço, com as melhores condições do mercado. Claro que isso nem sempre é possível, mas com muita paciência dá para economizar bem e ter algo de qualidade. Vamos supor que durante alguma transação, porém, você tenha se sentido lesado, independente por qual motivo seja, e quer ter assegurados os seus direitos. Recorra ao Procon!

Com unidades distribuídas no Brasil inteiro, o Procon (Órgão de Defesa e Proteção ao Consumidor) orienta o consumidor como realizar a sua compra, mas também indica meios para que, quando se sentir lesado, saiba como procurar o que é certo e garantir aquilo que lhe é de direito.

Além do trabalho de orientação, o órgão fiscalizador gere as relações de consumo, funcionando como um dos braços do Poder Judiciário para tentar resolver, previamente, situações embaraçosas entre o consumidor e a companhia que está fornecendo um serviço ou então vendendo um produto.

Caso o órgão não consiga, de forma alguma, estabelecer um bom resultado para ambas as partes, aí sim encaminha o caso a outras frentes igualmente competentes, tais como o Juizado Especial Cívil. Portanto, saiba que você tem vários direitos assegurados por lei e que deve ir a fundo até resolver o problema.

Se tiver a oportunidade de visitar as páginas de alguns dos Procons no Brasil, veja que o órgão promove cursos de educação financeira, algo que ajuda ainda mais o consumidor brasileiro.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play