Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Previdência privada

Todo mundo que trabalha já ouviu falar em previdência social. As dúvidas surgem quando falamos em previdência privada: o que é? A princípio, a previdência privada é um tipo de sistema que possibilita ao contribuidor acumular uma parte de sua renda para recebê-la mensalmente no futuro, quando parar de trabalhar. Antigamente, o Estado era capaz de fornecer recursos suficientes através da previdência social, e a previdência privada era vista como um dinheiro extra. Com os valores da aposentadoria caindo vertiginosamente, é cada vez maior o número de pessoas que recorre à previdência privada para garantir um futuro confortável na fase que sucede à carreira profissional.

Uma renda razoável, segundo os especialistas, compreende pelo menos 70% do valor do salário atual, levando-se em conta que os filhos já estarão crescidos e que a casa própria já terá sido quitada. A aposentadoria do INSS está limitada a R$ 1.430 e, portanto, a solução é recorrer à previdência privada. Em geral, os produtos da previdência privada permitem o planejamento do futuro de maneira flexível: o pagamento mensal resultante pode ser a aposentadoria, mas também o pagamento do estudo dos filhos. Quando você for contratar um plano de previdência privada, são levados em conta fatores como a idade atual, a capacidade de contribuição, o prazo e os objetivos para o futuro.

No caso dos trabalhadores, existem empresas que pagam 100% da previdência privada dos seus funcionários, mas este é um caso raro: normalmente, empregador e empregado dividem a parcela. Este tipo de previdência é adotado por empresas grandes, com regras mais rígidas. O regime aberto é mais flexível e pode ser contratado tanto por pessoas físicas quanto por empresas de qualquer tamanho. Neste grupo encontram-se o Plano Gerador de Benefícios Livre (PBGL), o Plano Tradicional de Garantia Mínima e o Fundo de Aposentadoria Programada individual. Caso tenha dúvidas sobre qual o melhor, consulte as páginas dos respectivos planos ou entre em contato por telefone.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play