Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Pregão

 

Os governos (municipal, estadual e federal) não podem comprar o que bem entenderem. Tudo que a esfera pública tende a fazer nesse sentido precisa ser realizado da forma mais transparente possível e do modo mais correto. Por isso, devem organizar licitações públicas.

Das seis modalidades de licitação disponíveis para o governo trabalhar, uma das mais utilizadas é o “pregão”. Um dos diferenciais dessa modalidade – que o torna muito positivo do ponto de vista da rentabilidade – é justamente o aumento da competitividade entre as empresas participantes do processo licitatório. Podem ser pessoas jurídicas e até pessoas físicas, que, dependendo do que e como atuam, ficam aptas a fornecer serviços e/ou bens que visem o interesse público, ou seja, toda a sociedade.

Indo um pouco mais além, o pregão tem também diferentes ramificações. Uma delas é o Leilão Reverso. Esse é um tipo de pregão que, como o próprio nome diz, leiloa a disponibilidade de um bem ou serviço para que os interessados deem seus lances. A modalidade é um pouco diferente do habitual. Ao invés de pessoas e/ou empresas darem mais, baixam o preço a cada lance, de modo que consigam fornecer a solução esperada pelo órgão público pelo mínimo do mínimo. Talvez seja um dos processos mais comuns aplicados.

Esse tipo de leilão ocorre, especialmente, em grandes obras de infraestrutura, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play