Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Prazos

Pesquisa recente da Confederação Nacional do Comercio (CNC) mostrou que mais de 20% dos endividados brasileiros perdem os prazos de pagamento e acabam com mais da metade da sua renda mensal comprometida com juros e multas, muitas vezes sem necessidade. Para se ter uma ideia, a pesquisa mostrou que 62,9% das famílias estão endividadas pelos mais variados motivos: falta de consumo consciente, rolamento da dívida, pagamento atrasado e também o incentivo à compra de bens duráveis, como automóveis. O percentual registrado em abril foi o mais alto desde julho de 2011.

Só o percentual de famílias que encontram-se nessa posição justamente por perder os prazos da dívida aumentou de 19,5% em março para 21,5% em abril, mas ainda está abaixo dos 23% registrados no mesmo mês do ano passado. E é bom ficar atento, porque os juros e as multas acabam abocanhando uma bela parcela do orçamento mensal.

Por outro lado, os prazos de prescrição são previstos em lei através do Código Civil, e podem variar de seis meses a 30 anos, como no caso do FGTS. Após esse período específico o Código de Defesa do Consumidor determina que o nome seja retirado das listas de proteção ao crédito em até cinco dias úteis.

Longe de ser uma solução, no entanto, durante este período o consumidor fica com o nome negativado e impedido de ter crédito na praça, chegando mesmo a ter dificuldade para arrumar emprego, já que muitas empresas não aceitam pessoas com o nome sujo. O ideal, portanto, é procurar sempre o consumo consciente e fazer a quitação dos débitos da data estipulada, ou negociar buscando a melhor forma de honrar o compromisso, evitando a ocorrência de medidas que pesam ainda mais no bolso.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play