Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Política monetária

Dentre todos os temas presentes no cotidiano de toda e qualquer família, economia talvez seja o mais complicado de entender entre a maioria. Caso tenha escutado falar sobre política monetária e não sabe o que significa, vamos conhecer suas principais ideias.

Quando o governo brasileiro procura controlar a quantia de dinheiro em circulação no País, bem como as taxas de juros e o volume de crédito disponível, entre outros aspectos, ele está praticando política monetária – ou, em grosso modo, aplicando metodologias internas de controle de fluxo do capital disponíve l.

Numa situação de crise financeira, fazer um bom controle do dinheiro em circulação é primordial para que a economia seja aquecida (estimulada) ou desaquecida (desestimulada) de acordo com as necessidades do cenário nacional e internacional.

Em 2009, por exemplo, o Governo desenvolveu um a série de medidas para estimular o consumo, utilizando-se da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a fim de facilitar a aquisição de carros , máquinas de lavar, geladeira etc. Gradualmente, esse incentivo foi retirado para que os brasileiros não corressem o risco de sofrer com a inflação.

Portanto, isso tudo é, em síntese, como a política monetária pode funcionar. Caso a inflação esteja em alta, é possível que as taxas de juros sejam elevadas para que isso reprima o ímpeto pelo consumo até que os índices inflacionários cheguem ao patamar desejado – para não comprometer a saúde econômica do próprio País.

Um ponto importante: a taxa de juros determina o nível de demanda e consumo, que estão relacionados a preços.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play