Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Política fiscal

Se você já ouviu falar de política fiscal e não sabe ao certo o que representa, vamos a uma breve explicação.

É entendido por política fiscal a atuação do governo para arrecadar os impostos, bem como a gestão de seus próprios gastos (chamados de despesas públicas). É como se fosse um manual de boa conduta econômica em que as empresas privadas precisam seguir cada ação para desenvolver as suas atividades em harmonia, sem burlar determinações públicas.

O que significam as tais despesas públicas? Como o nome sugere, despesas é gastar e públicas tem a ver com a atuação do Governo. Aquele funcionário que faz um atendimento em um órgão público precisa receber seu salário. Aquela obra de infraestrutura que deve ser concluída para melhorar o tráfego precisa de investimentos. Tudo isso faz parte de gastos da esfera pública.

E de onde vem esse dinheiro? Todo o montante necessário chega de empresas de origem privada e dos próprios cidadãos, que pagam impostos para alimentar a máquina pública.

Tudo isso é, basicamente, a política fiscal. Há índices de arrecadação, regras específicas e afins e tudo o que está detalhado nesse “manual” precisa ser cumprido para que haja um equilíbrio entre arrecadação e gastos.

Isso ainda pode sofrer influência externa (crises mundiais, cotação do dólar, etc.). Mas nada que mude a metodologia dessa política.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play