Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Política econômica

Você sabe o que é política econômica? Esses dois termos, quando colocados lado a lado, significam um conjunto de iniciativas encabeçadas por um governo com o intuito de alcançar objetivos relacionados à situação econômica de uma nação, de uma determinada região ou, ainda, de vários países.

As iniciativas referentes ao sistema econômico obedecem a critérios políticos e sociais que indicam, por exemplo, quais áreas da sociedade (empresas privadas, órgãos públicos, ONGs, etc.) serão beneficiadas com as diretrizes econômicas implementadas.

Uma política econômica, portanto, não é restrita a um País. Se a América Latina passar por dificuldades, podem ser determinadas ações que garantam a saúde das moedas de cada país participante do bloco, ou, então, o modo como eles se relacionam entre si e com nações até de outros continentes.

Também conhecida como economia normativa, a política econômica envolve tanto conceitos relacionados ao mundo das finanças como política e social de um ou mais países. Entre suas características, agrega: política monetária (conjunto de medidas intrínsecas à moeda de um país); política fiscal (conjunto de ações e decisões atreladas a despesas e receitas dos governos municipal, estadual e federal); e política cambial (relativa às relações entre nações sob o plano de suas moedas).

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play