Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Plano de contas

 

Boa saúde financeira deixa qualquer pessoa mais tranquila na vida. Todos sabem que não ter como pagar uma ou mais contas causa grandes males, podendo, inclusive, acabar com relacionamentos. Para evitar qualquer dissabor, o ideal é fazer um plano de contas detalhado.

O plano de contas consiste em você separar suas despesas por categorias, detalhando como pode gastar seus rendimentos – principalmente se quer uma redução de dívidas. Vamos a um exemplo?

Produtos e bens: neste caso, você deve relacionar gastos com alimentos, itens de higiene e limpeza, roupas etc.

Serviços: telefone fixo e móvel, luz, água, gás, TV a cabo etc.

Lazer: passeios, jantares, almoços, presentes, festas etc.

Tributos: IPTU, IPVA, inspeção veicular, imposto de renda etc.

Entendeu a lógica?

Para melhor organização, procure estabelecer tudo numa planilha de gastos em seu próprio computador, com auxílio do Excel ou programas que você pode baixar gratuitamente. O plano de contas é um grande aliado na redução de dívidas, pois quando você estabelece onde, quando e quanto gastar por categoria, consegue perceber onde pode ser diminuído.

O ideal no plano de gastos é estabelecer as contas fixas (IPTU, internet, luz etc.) e se basear nelas para ver quanto sobra aos demais itens (lazer, especialmente). Agindo assim, a tendência é que as dívidas apresentem significativa redução, independente de quanto você ganhe por mês.

Por isso, mãos à obra. Organize tudo em uma planilha de gastos e boa sorte!

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play