Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Planilha de orçamento familiar

Uma família é praticamente uma empresa. No que se refere ao controle financeiro, o fato de residirem todos na mesma casa faz com que seja necessário o uso de uma planilha de gastos familiar. Afinal, quando muitas pessoas estão lidando com dinheiro da mesma fonte (geralmente dos pais), é importante ter uma visão geral da movimentação financeira para poder organizar o orçamento.

Um bom começo é fazer uma busca na internet e baixar uma planilha de gastos familiar que tenha itens parecidos com os do seu dia a dia. Para usá-la, basta clicar sobre a célula vazia e adicionar um valor ou um texto novo, adaptando a planilha à realidade de sua família. O salário dos pais deve ser considerado, bem como o pagamento do colégio e da mesada dos filhos. Estes são rendimentos e gastos regulares, que podem ser preenchidos para outros meses de antemão se não sofrerem alterações.

Uma vez começando a organizar o orçamento em uma planilha de gastos familiar, fica claro para todo mundo qual é a situação financeira. Se seus filhos têm dificuldades em entender o valor do dinheiro, esta é uma maneira de educá-los neste sentido. Vendo os números reais na planilha, eles podem até mesmo aprender um pouco de matemática e perceber que, quando o dinheiro não chega, é preciso economizar.

Muitas pessoas nunca fizeram o controle de seus gastos familiares e estão sempre se queixando de falta de dinheiro no fim do mês. A planilha de gastos familiar pode ajudar na educação financeira de todos, evitando dívidas e organizando o pagamento de prestações e mensalidades sem atraso.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play