Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Planilha de gastos individuais

Os noticiários divulgam a existência de milhões de inadimplentes no Brasil. Um grande grupo dentro deste são pessoas que não tem controle dos gastos pessoais ou que sofreram perda de emprego em um período onde deveriam estar pagando uma prestação ou um financiamento. O resultado são juros altíssimos, pagos sobre o valor reajustado, subindo exponencialmente todos os meses.

Quem não quer entrar nesta roda-viva pode contar com uma planilha de gastos individuais para fazer o controle orçamentário. Você escolhe o período a ser controlado, mas o ideal é fechar todos os meses suas finanças, entradas e saídas de dinheiro. Na planilha, os valores inseridos são somados automaticamente, e podem ser acrescentados de juros ou diminuídos da renda, tudo sem o uso da calculadora, de fácil entendimento.

Entrar no universo das planilhas pode ser uma atividade interessante e o controle de gastos pessoais acaba virando uma espécie de video-game, até mesmo com um fator viciante, neste caso, positivo. Sua vida pode mudar se de repente você souber o quanto realmente pode gastar. Ao invés de endividar-se pagando juros no cartão de crédito, você pode planejar a compra de um eletrodoméstico à vista: nada como ter apenas o produto, sem dívidas posteriores.

Se você nunca usou o excel e não sabe como começar, pode fazer uma busca na internet. O software open office é gratuito e permite o uso de planilhas de gastos pessoais. Agora basta procurar uma planilha que se ajuste à sua realidade financeira e baixá-la gratuitamente. Para editar os campos que não correspondem aos seus gastos, basta clicar sobre a célula e escrever o novo conteúdo.

Existem também aulas de excel na internet, em vídeos do youtube, onde as funções principais são explicadas por experts no assunto. Você vai ver que editar e remodelar sua planilha é um processo simples que traz muitos frutos positivos no seu orçamento.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play