Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Planejamento financeiro familiar

 

Quem tem uma família para sustentar sabe o quanto o orçamento às vezes aperta: será que é preciso tanta contenção? O planejamento familiar das finanças pode ajudar a viver sem economizar onde não se pode. Muitos experts em finanças alertam que não adianta pensar em reduzir gastos reduzindo o padrão de vida: o mais inteligente é pensar junto com os membros da família onde o dinheiro precisa ser bem empregado.

Você não está sozinho e as pessoas são diferentes: o que pode ser supérfluo para você pode ser essencial na vida de outra pessoa. Sua filha faz questão de estar bonita e vai ao cabelereiro todo mês? Então não é aí que o planejamento familiar vai começar com os cortes. Ao invés disto, quem sabe ela pode pensar em usar menos o telefone? Aos poucos, vai-se entrando em acordos entre as gerações sem gerar conflitos, se tudo for conversado com calma.

Se o orçamento ainda está em ordem, mas você tem planos para o futuro que podem desestabilizá-lo, é um ótimo momento para colocar em ação o planejamento familiar e tornar a economia um pouco mais enxuta. Para poder controlar os gastos, é preciso que todos os integrantes da família estejam dispostos a participar na sua contenção. A vantagem é que quando muitos economizam um pouco, a poupança final pode ser muito maior do que se imagina. Você pode até mesmo estabelecer um plano de prêmios para quem economiza, fazendo sua família entender que vale a pena pensar no futuro. Use uma tabela excel para calcular seus gastos e poupanças, ela pode estar à disposição de todos no google drive, por exemplo.

Se feito em conjunto, o planejamento familiar pode até fazer as pessoas ficarem mais próximas umas das outras: trabalhar para alcançar um objetivo comum é uma maneira muito positiva de conviver.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play