Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Planejamento financeiro doméstico Excel

 

 

O planejamento das contas parece uma trabalho de Hércules para você? Dezenas de papeizinhos, de pequenos controles de caixa até folhas A4 grampeadas, como juntar tudo isto de maneira organizada?

Você precisa conhecer as planilhas excel para planejamento e administração de contas. Quem tem computador e internet em casa já pode começar: basta baixar uma das inúmeras planilhas que existem para dowload gratuito. Parece incrível, mas muitas pessoas fazem o favor de disponibilizar as tabelas que programaram no excel sem pedir um tostão por isto.

Uma vez aberta a tabela no programa, você pode adaptá-la à sua realidade. Os textos podem ser alterados sem prejudicar as fórmulas contidas nas células numéricas. Nelas você insere o valor das contas: uma lista de números é somada automaticamente, permitindo a visualização do resultado. Na mesma tabela, em outra coluna ou linha, você poderá inserir os valores referentes à sua renda. Ou seja, com uma planilha excel você pode fazer o planejamento de contas de acordo com suas finanças pessoais, pensando no futuro e evitando dívidas.

Para quem não tem renda fixa, ou seja, recebe todo mês muitos valores de diferentes pagadores, as planilhas excel possibilitam uma visão realista do quanto se ganha: após um ano de controle na tabela, é possível fazer a média para 12 meses, subtrair os gastos, e saber quanto sobra no final de cada mês.

As planilhas excel são super versáteis e podem ser adaptadas para todo o tipo de realidade. Em alguns sites, quem disponibiliza as tabelas também dá dicas de como cada usuário pode adaptá-las às suas próprias finanças pessoais. Com as contas em ordem, basta você organizar sua agenda, anotando os dias de pagamento. Desta maneira, não há risco de você pagar altos juros sobre prestações atrasadas.

Confira na internet e encontre a tabela ideal para as suas necessidades financeiras.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play