Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

PIS

 

Criado pelo Governo Federal, o Programa de Integração Social (PIS) permite que os trabalhadores saquem, uma vez por ano, um abono de acordo com o salário. O objetivo é promover a integração do assalariado com a empresa para qual trabalha. Diferentemente de um imposto, gera um rendimento extra ao funcionário.

A Secretaria da Receita Federal indica que trabalhadores sem o número do PIS devem ser inscritos no programa. Quem faz o cadastro no programa é o empregador assim que o colaborador é admitido para integrar o quadro de funcionários.

O saque do PIS é ofertado segundo as condições trabalhistas de cada indivíduo. Trabalhadores registrados por um período mínimo de cinco anos, que exerceram algum tipo de atividade remunerada nos últimos 30 dias, ao menos, e com salário mensal de até dois mínimos, têm direito a sacar algum valor que pode, inclusive, ajudar no pagamento de outras contas, dando um alívio nas despesas mensais.

A Secretaria da Receita Federal deixa claro que não tem direito ao saque do PIS os trabalhadores urbanos vinculados a uma pessoa física, como empregados domésticos, aprendizes, trabalhadores rurais, além de cidadãos que não têm vínculo empregatício.

Se você pensava que o Programa de Integração Social era um imposto, agora sabe que não é. Caso se enquadre nas condições para o recebimento desse valor, fique atento às datas limites para saque divulgadas anualmente.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play