Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Pessoa física

Do nascimento até a morte, toda e qualquer pessoa precisa ter responsabilidades para com o governo e com o seu próximo. Embora haja exceções, os cidadãos precisam pagar tributos em qualquer coisa que envolva dinheiro, seja comprando um cachorro-quente ou, então, adquirindo um imóvel. A isso dá-se o nome “pessoa física”, ou seja, um indivíduo instalado na sociedade exercendo seus direitos e deveres.

A pessoa física é reconhecida, no Brasil, pelo CPF. Com esse documento é possível fazer a abertura de uma conta no banco, assinar jornais e revistas, emitir cheques, entre outros. Diferentemente da pessoa jurídica (empresa), a física responde por seus atos em caráter individual.

Pessoa física, em suma, é tida segundo os principais dicionários de língua portuguesa como pessoa natural, que acorda e dorme costumeiramente, que vai ao banco pagar contas, que precisa ir à padaria comprar pão, trabalhar etc.

Uma pessoa natural pode se dirigir ao banco para abrir sua conta e passar a receber os seus rendimentos sem intermediários, diretamente da empresa. Isso não acontece entre as pessoas jurídicas, que têm a conta voltada exclusivamente para assuntos corporativos.

Uma pessoa natural pode, por exemplo, adquirir passagens de avião para o exterior em seu próprio nome.

Toda pessoa precisa responder por seus atos, mas também tem direito à saúde pública, transporte público, votar nas eleições nacionais e municipais etc.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play