Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Penhora

Uma situação que ninguém deseja: ter seus bens penhorados. Mas como é que isto acontece?

A penhora é um dos últimos recursos que a justiça oferece para o pagamento de dívidas. Imaginemos que um cidadão endividou-se, não tentou negociar a dívida, simplesmente não reagiu aos avisos recebidos por correio. A dívida foi executada na justiça e o juiz determinou a penhora dos bens do devedor. Esta é executada pelo Oficial de justiça, que vai ao endereço constado na ação e recolhe oficialmente o produto que não foi pago, ou outros bens de posse do devedor, cujo valor seja equivalente ao montante devido. Normalmente, uma vez resolvida a questão e quitando-se as dívidas, é possível entrar com recurso e obter-se de volta os bens recolhidos na penhora.

Para evitar esta situação desagradável existem muitas opções, todas elas a serem executadas antes que seja tarde. Em primeiro lugar, assumir a dívida e tentar negociá-la, muitas vezes com descontos nos juros ou nas multas. Este é um direito do qual todo consumidor desfruta, e uma vez iniciado o processo de pagamento das parcelas negociadas, o nome do cidadão será retirado do SERASA e não se corre mais o risco de ser processado na justiça.

A partir de então, o melhor mesmo é realizar um controle financeiro detalhado, evitando prestações mensais acima de 30% do valor da renda ou economizando ao invés de comprar a prazo. Estar sempre ciente do valor dos juros que recaem sobre as prestações também é uma maneira de manter a visão geral sobre as finanças.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play