Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Pagamento de dívidas

Não adianta tentar tapar o sol com a peneira: se os boletos continuam chegando à sua porta, a única solução é cumprir com seus compromissos. O não pagamento de dívidas pode acarretar na perda de todos os bens que você já conseguiu juntar até hoje.

A boa notícia é que existem soluções alternativas para o pagamento do que parece ser uma bola de neve: interromper o processo de crescimento da dívida é o primeiro passo para poder começar a respirar. Normalmente, as intituições financeiras tem interesse em manter seus clientes, e portanto, tendem a facilitar o pagamento de dívidas por devedores honestos. Afinal, nem todo mundo pode prever imprevistos ou guardar dinheiro extra para administrá-los.

Quem tem dívidas precisa pensar duas vezes antes de gastar: o melhor mesmo é administrar as finanças de maneira detalhada e saber exatamente do quanto você dispõe todos os meses, além das despesas fixas. Experts em finanças aconselham a não assumir prestações cujo valor totalize mais de 15% da renda mensal individual. Uma vez ciente das suas condições, você pode ir ao banco e renegociar a quitação da dívida. Cuidado com a extensão do prazo de pagamento: os juros podem ser abusivos, e no final, sua dívida será equivalente a 3 vezes o valor do produto novo. Quanto maior o período, torna-se mais difícil administrar os valores.

Se as dívidas forem no cartão de crédito ou no cheque especial, o ideal é cancelar e negociar o restante em prestações mensais, reajustadas apenas por juros de mora. Cuidado na hora de contratar um crédito para pagar o outro: o segundo precisa ter condições pelo menos melhores que o primeiro, pois do contrário, suas dívidas vão crescer exponencialmente.

O ideal é ir ao banco ou à loja onde está devendo antes de atrasar o pagamento: assim, você pode administrar suas dívidas e evitar que seu nome seja cadastrado no serviço de proteção ao crédito.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play