Glossário

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T V

Nota fiscal

 

Ao comprar um produto em uma loja física ou até pela internet, você quer ter assegurado todos os seus direitos de consumidor, como, por exemplo, retirar ou receber a mercadoria rapidamente e, em especial, com toda a garantia contra defeitos de fabricação. Caso você tenha adquirido uma mercadoria e ao chegar a sua casa, constata que tem algo errado com ela, o que fazer? Primeiramente, tenha em mãos a Nota Fiscal (ou NF).

O que a Nota Fiscal assegura? Esse documento contempla todos os detalhes da transação. Nele há o preço do objeto da venda (que é o produto, em suma), a data em que foi comprado, o nome do comprador (que é o seu) e diversas outras informações, como detalhamento do produto, CNPJ da empresa etc. Com a Nota Fiscal em mãos você consegue comprovar a aquisição do determinado produto justamente naquele estabelecimento e em tal data.

Caso você tenha adquirido um celular pela internet e no decorrer do uso ele apresentou defeito por desgaste, é apenas com a NF que você pode acionar uma assistência técnica e requerer o serviço. Não adianta imprimir as informações enviadas por e-mail e o histórico da compra. Apenas a NF é necessária!

Assim que receber um produto que tenha adquirido em loja física ou pela internet, guarde a NF em local seguro. O documento merece atenção, pois só assim é possível comprovar suas compras.