Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Malha fina

É chegado o momento de declarar o Imposto de Renda. Todos os anos, noticiários nos seus diferentes meios de atuação (TV, internet, rádio, jornais, revistas etc.) comentam sobre o correto preenchimento de todos os campos do IR, já que algo mal preenchido e outros motivos mais podem fazê-lo cair na malha fina.

O que seria essa tal malha final?

Bem, esse termo significa que o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ou jurídica (IRPJ) foi entregue com erros no preenchimento dos cadastros pessoais ou, então, em alguma informação financeira, já que dados de investimentos, compras e serviços são cruzados entre consumidor e empresas.

Não entendeu o que significa? Caso tenha dúvidas, um jeito bem fácil de entender é exemplificar com situações do seu cotidiano.

Bem, vamos supor, por exemplo, que tenha realizado tratamento odontológico e, ao final, tenha gasto R$ 500. Na hora da declaração, você deve incluir o CNPJ da empresa prestadora de serviço e o custo correto. Caso tenha informado R$ 600, certamente vai cair na malha fina da Receita Federal.

Além de informações financeiras incorretas, é importante manter os dados cadastrais corretos. Sempre confira se seu nome está grafado certo e se os números dos documentos estão corretos.

Outro motivo que pode levá-lo a cair na malha fina é omitir os recebimentos. Se, por algum motivo, você tiver ganhado um “extrinha” de uma empresa, é obrigatório informar esses rendimentos, sem erros. Com certeza, ao ocultar pagamentos, a RF pode entender que você está tentando enganar o órgão.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play