Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Limite do cartão

 

O cartão de crédito, para muita gente, é uma das melhores coisas da vida quando o assunto é comprar, e em uma sociedade bancarizada (pessoas de todas as classes sociais com acesso a produtos e serviços de bancos) qualquer um pode tê-lo. Há até situações em que não há vínculo com qualquer instituição, mas independente disso é importantíssimo estar atento ao limite do cartão.

Como é sabido, o cartão de crédito permite o parcelamento de compras ou aquisições de um produto ou serviço sem nada parcelar. Passe-se o cartão em um quantos estabelecimentos quiser. Chega uma hora que o limite do cartão não permite mais fazer compras, o que significa que a empresa fornecedora do “dinheiro de plástico” não quer que você adquira mais coisas.

Existe algum motivo para fixar um determinado limite? Não existe uma resposta precisa, mas o certo a dizer é que o valor máximo é determinado a partir de sua renda. Aos poucos pode aumentar, o que depende de seu histórico de pagamento.

E quem precisa efetuar compra acima do limite do cartão? O que fazer, então? Converse com o gerente da instituição que lhe forneceu o “dinheiro de plástico” e explique sua situação. A requisição pode, ou não, ser aceita.

É preciso tomar cuidado no pagamento. Procurar quitar a fatura mensalmente é o caminho mais sensato, pois pagar o mínimo ou um valor próximo do total te leva ao crédito rotativo, cujas taxas de juros são absurdas.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play