Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Leasing

 

A economia brasileira é cheia de siglas, nomenclaturas complicadas, conceitos etc. Nem sempre é possível entender cada coisa, mas quem está com dúvidas do que é leasing e quer tirar isso a limpo veio ao lugar certo.

O leasing, ou arrendamento mercantil, é operação legalizada. Um proprietário de um determinado bem o arrenda, ou seja, aluga o item de sua posse, a um terceiro, no caso um cliente. Durante um período (que deve ser acertado entre as duas partes), o consumidor pode usufruir o que está locando até o término do contrato e comprar, ou não, assim que esse prazo terminar.

Imagine que você seja o consumidor e que tenha adquirido um carro nesse tipo de sistema. Além de locar veículo, você deve cumprir com as obrigações rotineiras, tais como botar gasolina (obviamente) e pagar IPVA, inspeção veicular (se residente em São Paulo, com carro de placa em São Paulo), entre outros.

O leasing é uma alternativa disponível para itens de valor elevado, como o já citado automóvel; há casos, ainda, no segmento imobiliário. Apesar de todas as diretrizes, essa é uma das formas de pagamento que vêm perdendo espaço devido aos juros elevados em comparação ao financiamento comum.

Vale salientar que se o consumidor ficar inadimplente em contratos leasing, o bem volta para a financeira (proprietário) e depois é comercializado. Caso o valor de venda seja inferior ao que está descrito no contrato, o cliente ainda precisa arcar com a diferença – claro, são descontadas as contraprestações já pagas.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play