Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Juros altos

 

Os maiores inimigos da poupança são os juros altos: aqueles que vão consumindo suas economias, no começo pouco a pouco, mas quando você menos espera, o rombo está feito! Portanto, se você quer ter aquele dinheirinho sempre à mão, é bom prestar atenção nas taxas de juros a que está sendo submetido no banco, no cartão de crédito e em qualquer outra instituição financeira.

Embora a economia e principalmente a inflação brasileira não sejam há muito tempo iguais à dos anos 80 – quando a moeda tinha que ser decapitada constantemente – cuidados com aplicações sempre vem em boa hora. Pois até é verdade que muitas linhas de crédito oferecem facilidades na hora de fechar o contrato, mas no frigir dos ovos o que se tem são juros altos fazendo crescer a prestação a olhos vistos a cada mês.

Procure se informar antes de fechar qualquer financiamento, linha de crédito, ou mesmo na hora de pagar o cartão de crédito: o pagamento parcelado implica em juros altos sobre valores já reajustados, ou seja, a bola de neve pode crescer muito rápido.

Esta advertência vale para quem já tem dinheiro aplicado: se por acaso você perceber tarde demais que suas economias estão escorrendo pelo ralo, não se desespere. Cancele o cartão e o cheque especial para fazer com que a dívida pare de crescer. Depois, tente negociá-la a condições que condizam com seu padrão de vida.

Ideal é não assumir prestações equivalentes a mais de um terço de sua renda. Tomando estes cuidados e verificando sempre o valor do juros, você mantém suas economias em dia.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play