Glossário

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T V

Juros altos

O que são Juros Altos?

Juros é o valor pago pela utilização do dinheiro que não é seu. Ou seja, quando você empresta dinheiro do banco, precisa pagar pela quantia emprestada e, também, um valor extra pelo seu uso (funciona como um aluguel!).

O mesmo ocorre em aplicações e poupanças. Enquanto seu dinheiro rende no banco, você recebe juros pelo uso que a instituição financeira faz dele. Vale lembrar que a taxa básica de juros (Selic) é diretamente influenciada pelo cenário econômico do país e pela inflação.

Leia mais: Saiba como calcular juros simples

 

Por que alguns bancos cobram juros tão altos?

Além dos fatores externos, os juros também variam de instituição para instituição. Fintechs (como os bancos digitais), por exemplo, acabam tendo encargos menores porque atuam de forma automatizada, com processos mais enxutos do que bancos tradicionais que contam com sedes físicas.

 

Como evitar juros altos?

Embora a economia e principalmente a inflação brasileira não sejam há muito tempo iguais à dos anos 80 – quando a moeda tinha que ser decapitada constantemente – cuidados com aplicações sempre vem em boa hora. Algumas linhas de crédito oferecem facilidades na hora de fechar o contrato – por isso a atenção deve ser redobrada quando o assunto é juros para não cair em furadas!

 

Dicas financeiras para fugir dos juros:

1. Procure se informar antes pagar o cartão de crédito: o pagamento parcelado implica em juros altos sobre valores já reajustados;

2. Esta mesma advertência vale para quem já tem dinheiro aplicado: se por acaso você perceber tarde demais que suas economias estão escorrendo pelo ralo, não se desespere. Cancele o cartão e o cheque especial para fazer com que a dívida pare de crescer. Depois, tente negociá-la a condições que condizam com seu padrão de vida;

3.  Não assuma prestações equivalentes a mais de um terço de sua renda. Tomando estes cuidados e verificando sempre o valor dos juros, você mantém suas economias em dia;

4. Compare diferentes linhas de crédito ao escolher uma instituição financeira e encontre a mais adequada para seus objetivos. Nunca faça um empréstimo antes de avaliar todas as opções.

 

Conteúdos relacionados:

Por que os juros são tão altos?

Como é feito o cálculo de juros do boleto?

Faça uma simulação de empréstimo e taxas de juros