Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Juro real

 

Juro. Essa é uma palavra nada bem-vinda nos lares brasileiros e em qualquer local do mundo, pois, para muitos, trata-se de uma cobrança por vezes abusiva e que não tem finalidade, a não ser enriquecer instituições financeiras, bancárias, lojas e prestadores de serviço.

É importante conhecer os vários tipos de juros, e um deles é o juro real. Caso tenha dúvidas e não saiba o que significa, ele é resultado da variação entre a taxa que algum investidor acaba recebendo em aplicações financeiras e a própria inflação.

Como essa é uma aplicação mais popular quando falamos deste tipo de juro, vale a pena saber que na medida em que um investidor consegue enxergar uma dada aplicação financeira com juro real positivo, logo vai sacar que o volume monetário investido acabará avançando acima da variação da inflação. Ou seja, bom negócio!

Ainda não conseguiu entender o tema? Quem ganha a vida fazendo investimentos sabe que se há algo positivo à frente, é necessário explorar. Quanto maior a taxa do juro real, mais benefícios os investidores conseguem acumular.

Caso a taxa básica de juros da economia, a Selic, decline aos poucos, no ano, o investidor acaba ficando receoso, pois seus ganhos estão pautados aí.

Para quem é investidor, o interessante é sempre olhar essa taxa de juro, já que ela demonstra, no preto e no branco, que se tem gente ganhando, ou não, há dinheiro. O legal disso é que a taxa real pode ser comparada com índices de outros países.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play