Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

 

Alguma vez, em sua vida, você já deve ter escutado alguém falar sobre o tal do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e, mesmo assim, ainda não sabe exatamente o que esse órgão representa, o que ele faz e como atua?

O INSS é um dos braços da Previdência Social. Na verdade, é a divisão responsável por efetuar os pagamentos de cada uma das aposentadorias oficializadas no País, além de diversos outros benefícios focados essencialmente nos trabalhadores – com a devida exceção de trabalhadores públicos (ou servidores).

Criado no ano de 1988, o INSS atende a aposentados, como já citamos, e também pessoas que precisam recorrer a algum benefício do governo por qualquer motivo que seja. Imagine que a sua mulher, ou alguma conhecida, esteja grávida e impossibilitada de trabalhar para evitar a perda do bebê meses antes das 40 semanas gestacionais. Ela pode ser afastada do serviço e receber auxílio-doença se comprovado o problema; depois de as crianças nascerem, essa mesma mulher tem direito ao auxílio-maternidade.

Para que o trabalhador tenha acesso a seus direitos repassados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é essencial que a empresa em que trabalha realize, regularmente, o repasse de 8% do salário desse profissional a uma conta vinculada à Caixa Econômica Federal. Só assim as contribuições sociais são efetuadas normalmente.

Quem é Prestador de Serviços Jurídico precisa ter atenção e efetuar pagamento mensal regular para a Previdência, para que tenha vários direitos garantidos e municiados pelo INSS.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play