Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Inflação

 

Entender economia não significa ter de estudar termos difíceis, que parecem não representar muita coisa no seu dia-a-dia. Se já ouviu falar sobre inflação, mas não sabe qual o seu significado e/ou aplicação, damos uma ajuda.

Esse termo denota aumento constante e geral nos preços de produtos e serviços. Há cerca de 20 anos (até antes), as pessoas compravam um quilo de farinha por um determinado valor em um dia, mas nas 24 horas seguintes o preço havia subido mais que o dobro. Ou seja, não havia qualquer estabilidade e a população não conseguia se programar tal como faz hoje.

Pense que, atualmente, você paga R$ 15 por um quilo de contra filé em um mês. Caso o índice inflacionário atinja 10%, então você vai pagar no mês seguinte R$ 16,50 (considerando a mesma mercadoria e quantidade). Esse é apenas um exemplo pra você entender como a taxa atinge o valor final de um produto.

Imagine que você tenha conquistado aumento de 10% do salário em janeiro. Caso a inflação não fique próxima a 0%, é bem provável que até o final desse mesmo ano a elevação inicial de seus rendimentos seja ineficiente para arcar com o constante aumento de produtos e serviços no decorrer dos meses.

É correto dizer, então, que uma inflação a 0% é a total estabilidade dos preços, certo? Sim, de certo modo é correto, mas lembre-se que são vários os itens pesquisados. A alta nos preços de um pode equilibrar a baixa de outro.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play